Desenvolvido por WEKSLLEY SANTOS MACHADO

© NEMHAM - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PROIBIDO SUA REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL.

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Pesquisador do NEMHAM/UEMASUL lança obra historiográfica

February 6, 2019

 

O pesquisador do NEMHAM/UEMASUL, Wekslley Machado, recentemente publicou sua primeira obra historiográfica, intitulada "Templários: Entre a pureza e a sodomia no século XIV". 

O convite lhe foi enviado pela Editora Novas Edições Acadêmicas que faz parte do grupo SIA OmniScriptum Publishing, uma editora alemã, a qual já havia entrado em contato com seus trabalhos publicados em revistas acadêmicas. A obra trata-se da monografia produzida durante sua graduação e que a produziu sob a orientação do Prof. Me. Fabrício Nascimento de Moura (UEMASUL). No processo de submissão contou com a grande ajuda do Prof. Dr. Marcus Baccega (UFMA).

O livro conta um pouco da história do processo inquisitorial da Ordem dos Cavaleiros Templários que foi formada após a primeira Cruzada por Cavaleiros Cristãos dedicados ao Santo Sepulcro de Jerusalém. Profissionais da guerra e homens religiosos, os Templários tinham a intenção inicial de proteger dos ataques islâmicos, os peregrinos que frequentavam os lugares santos. Todavia, durante o medievo, a Igreja dominou o cenário religioso europeu e assumia plena autoridade no que se refere às relações sociais. Porém, na contramão disso, também observa-se que havia um elemento que colocava em risco a própria existência da Igreja: as heresias, que eram consideradas fruto do sincretismo que fazia a força, mas também a fraqueza do Cristianismo. Dessa forma durante o início do século XIV, a Ordem dos Cavaleiros Templários foi vítima de um processo inquisitorial que os acusava de terem praticado entre outros atos, práticas sodomitas. Como resultado desse julgamento, a Ordem foi vítima de um processo inquisitorial que os acusava de terem praticado entre outros atos, práticas sodomitas. Como resultado desse julgamento, a Ordem foi dissolvida, grande parte de seus membros morreram devido à ganância do rei Felipe, o Belo.

 

Para adquirir a obra, clique no link abaixo:

https://www.morebooks.de/store/pt/book/templ%C3%A1rios/isbn/978-613-9-72214-3

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

PARCERIAS

SOBRE O NÚCLEO

NEMHAM é um núcleo de pesquisas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão