top of page

Peso de 2700 anos encontrado no muro das lamentações

Recentemente foi descoberto um calcário com uma inscrição no topo, um símbolo egípcio, que se parece com uma gama grega (Y) e ao lado foram feitas duas linhas paralelas para indicar o valor de dois ciclos.


O calcário de 2.700 anos pesa dois siclos ao lado de uma moeda moderna de dois siclos.

moderna de dois siclos.

https://www.timesofisrael.com/weight-weight-western-wall-dig-uncovers-flubbed-2700-year-old-2-shekel-stone/


“O peso tem a forma de cúpula e uma base plana. No topo está um símbolo egípcio semelhante a uma gama grega (γ), que representa a unidade abreviada ‘siclo’. Duas linhas incisas indicam a massa dupla: dois shekalim”, escreveu o co-diretor da escavação, Dr. Barak Monnickendam-Givon.


O peso tem 2700 anos, ou seja, foi feito durante o período do primeiro templo, e foi descoberto na terra das escavações dos arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel Monnickendam-Givon e Tehillah Lieberman sob a sede da Fundação do Muro das Lamentações em Beit Strauss, perto do muro das

lamentações. A pedra redonda do tamanho de uma moeda fazia parte de um conjunto preciso de pesos e medidas internacionalmente reconhecidos, importados do Egito que eram usados ​​na Terra de Israel, tanto para a adoração no templo quanto para o mercado.


O Dr. Monnickendam-Givon diz que o objeto é um exemplo raro de artesanato simples. Segundo ele, o artesão não estaria familiarizado com o símbolo internacional para aquele peso, que seria uma gama grega, então fez algo “próximo o suficiente”.


O fato que o símbolo feito na pedra está diferente do símbolo egípcio, que na época era usado de forma internacional. É o que torna essa descoberta tão única. Essa simples diferença, pode ser um indicativo de uma “manufatura local”: “Na maioria dos pesos, o símbolo [siclo] é arredondado. No nosso, é um

triângulo (...) Talvez uma das razões seja que quem fez a incisão não estava familiarizado com a forma original exata, então ele fez uma 'sósia’ ”, disse Monnickendam-Givon.


Embora, a inscrição seja diferente do símbolo egípcio, o peso é o mesmo. Um siclo pesa 11,5 gramas, então um siclo duplo pesaria 23 gramas, exatamente o peso da pedra encontrada.


“A precisão do peso atesta as habilidades tecnológicas avançadas, bem como o peso dado ao comércio preciso na Jerusalém antiga. As moedas ainda não eram usadas neste período, portanto, a precisão dos pesos teve um papel significativo nos negócios ”, disseram os arqueólogos.


Dr. Barak Monnickendam-Givon, nas escavações sob Beit Straus na Cidade Velha de


O período do Primeiro Templo é anterior ao uso de moedas. Em vez disso, o sistema de pesos shekel foi usado para indicar aos vendedores do mercado e a seus clientes o valor relativo de seus itens, e também para coletar impostos.

Posts Recentes
bottom of page