PODCAST

Aedos 

Visite o nosso podcast de Antiguidade. Neste espaço disponibilizamos os mais variados conteúdos acerca do Mundo Antigo. O nosso principal objetivo é difundir conhecimento sobre essa temporalidade e, eventualmente, estabelecer conexões com a época atual. Afinal, há mais semelhanças do que imaginamos entre o Mundo Antigo e o Mundo Contemporâneo. 

Série: MITO, RELIGIÃO E MAGIA NO MUNDO ANTIGO

Episódios: 

1. NARRATIVAS MITOLÓGICAS

Apresentador (a): Profa. Dra. Ana Lívia Bomfim Vieira

Primeiro episódio da série. Neste episódio, a historiadora destaca as características das narrativas mitológicas e enfatiza a pesquisa do estudo da Mitologia no âmbito da ciência histórica.

Ouça agora

2.1 CARACTERÍSTICAS DOS EVANGELHOS E DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

Apresentador (a): Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari

Primeira parte do segundo episódio da série. Nesta seção inicial, o historiador e arqueólogo apresenta características dos Evangelhos e dos Atos dos Apóstolos, posteriormente destaca também o aspecto místico incluído nestes textos.

Ouça agora

2.2 OS EVANGELHOS E OS ATOS DOS APÓSTOLOS COMO GÊNERO MÍSTICO 

Apresentador (a): Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari

Segunda parte do segundo episódio da série. Nesta segunda parte, Os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos como gênero místico é a temática enfatizada pelo professor, historiador e arqueólogo.

Ouça agora

3. O MONOTEÍSMO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA FÉ EM JAVE NO ISRAEL ANTIGO

Apresentador (a): Prof. Dr. Josué Berlesi

Terceiro episódio da série. Neste episódio, o historiador aborda a História religiosa de Israel, enfatizando como se deu a construção da fé em Javé.

Ouça agora

4. CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO PLUTARQUIANO: UMA BREVE ANÁLISE DO DISCURSO DE PLUTARCO NO SEU TRATADO SOBRE ÍSIS E OSÍRIS

Apresentador (a): Profa. Dra. Maria Aparecida de Oliveira Silva (LABHAM/UFPI)

Quarto episódio da série sobre Mito, Religião e Magia no Mundo Antigo. Nesse episódio, a historiadora argumenta acerca de Plutarco e a escrita do seu tratado sobre Ísis e Osíris (composto por volta de 115 a.C.). A pesquisadora relata características do tratado, o contexto social da época e a relação entre Grécia e Egito, principalmente, no âmbito religioso, destacando o sincretismo que ocorreu entre essas duas culturas.

Ouça agora

5.1 AS MULHERES NAS ORIGENS DO CRISTIANISMO: REPENSANDO OS DIAS ATUAIS

Apresentador (a): Prof. Dr. André Leonardo Chevitarese (UFRJ)
Quinto episódio da série. Neste episódio, o historiador comenta acerca da mulher nas origens do Cristianismo, relacionando a temática aos dias atuais. O pesquisador destaca, principalmente, o pouco protagonismo feminino no início do movimento cristão e a condição da mulher em sociedades patriarcais.

Ouça agora

5.2 AS MULHERES NAS ORIGENS DO CRISTIANISMO: REPENSANDO OS DIAS ATUAIS

Apresentador (a): Prof. Dr. André Leonardo Chevitarese (UFRJ)

Segunda parte do quinto episódio da série. Neste segundo momento, o historiador elucida questões ligadas ao discurso de Paulo sobre a mulher, a ficção do corpus neotestamentário e as pesquisas históricas relacionadas à mulher.

Ouça agora

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© NEMHAM - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PROIBIDO SUA REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL.

Desenvolvido por WEKSLLEY SANTOS MACHADO