top of page

PESQUISADORES

WhatsApp Image 2021-05-24 at 19.11.18.jp

Daniela Lima Evangelista

Graduanda em História 

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E-mail: danielaevangelista920@gmail.com 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3052252009959276

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9847-4180 

Academia.edu:

 https://ulme.academia.edu/DanielaLimaEvangelista

A Representação da Bravura do Imperador Alexius Comneno com base no Livro Alexiad do Século XII

A pesquisa consiste em abordar A Construção da Imagem Heroica do Imperador Bizantino Alexius Comneno a partir da Narrativa Religiosa, valendo-se de base documental do livro de Anna Comneno, The Alexiad, do século XII, mais especificamente dos capítulos ''From Alexius' Youth to the Last Months of Botaniates' Reign'', “The Revolt of the Comneni” e “The Accession of Alexius and Interfamily Power Struggles”. 

Acontecimentos que ocorreram na região do Império Bizantino. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a religião auxiliou na construção da imagem heroica do imperador reforçando sua legitimidade.

Eubre Pessoa Soares Junior

Graduando em História

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E-mail: jrbraww@gmail.com 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2010852177153192 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6020-701X

Academia.edu: 

https://ulme.academia.edu/EubrePessoa

A mitologia japonesa: da origem do mundo à legitimidade do Império – Séc. VIII d. C. 

A base principal para esta pesquisa são dois documentos históricos do Japão, a saber: O Kojiki (Registro de Assuntos Antigos) e o Nihon Shoki ou Nihongi (Crônicas do Japão), ambos compilados por O no Yasumaro em 712 e 720 respectivamente. O recorte temporal localiza-se nas duas primeiras décadas do século VIII d. C. Este projeto objetiva analisar a parte inicial dos documentos, a partir do mito de surgimento do mundo, a deusa Amaterasu e o mito do primeiro imperador do Japão, demonstrando suas particularidades e influências para a consolidação do império.

Jaquelyne de Aquino Souza

Graduada em História

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E-mail: souza.jaquelyne@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7314354204438220

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5976-4000

Medeia e as transformações do pensamento político Ateniense no século V a.C.

A obra analisada na pesquisa é Medeia, apresentada em 431 a. C., ano de início da Guerra do Peloponeso, no concurso das Grandes Dionísias em Atenas. O século V a. C. é um período de transformações políticas e sociais, que foram intensificadas pelo contexto da guerra questionando o sistema de valores da polís. A pesquisa visa construir uma análise sobre a Medeia de Eurípides, identificando na obra os traços das mudanças políticas que aconteceram ao longo do século V a. C. em Atenas, pois a tragédia que se encena no espaço público faz com que o espetáculo tome a função pedagógica de explicar a conduta cívica para a sociedade.

José Adclyeêr Rodrigues de Sousa

Graduando em História

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E-mail: darkadclyeer@gmail.com 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8771733083725733 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1205-3460 

Academia.edu: https://independent.academia.edu/RodriguesAdclyeer

O corpo do escravo na Grécia Arcaica: uma análise da obra “Os trabalhos e os dias” de Hesíodo.

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as formas pelas quais o corpo dos escravos era compreendido na Grécia Arcaica. Utilizaremos como suporte documental a obra “Os trabalhos e os dias” de Hesíodo. 

Juciane dos Santos Mendes​

Graduanda em História

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E-mail: juciane607@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7196040361571806

Exorcismo e taumaturgia: a construção da imagem milagrosa na Espanha medieval sob a narrativa de Gonzálo Berceo – Séc. XIII

Esta pesquisa avalia a utilização do fenômeno de exorcismo como instrumento construtor da taumaturgia espanhola a partir de relatos presentes nas obras de Gonzalo de Berceo, mais precisamente nos livros de milagres Vida de San Millàn De La Cogolla e Vida de San Domingo de Silos. Datados do século XIII, nesses documentos de caráter hagiográfico, o padre beneditino faz uso da narrativa de cura de possessão demoníaca para promover a imagem dos santos supramencionados e dos locais sacros, como mosteiros e túmulos.

Juliana Maria de Souza Xavier

Graduada em Pedagogia (UNIVALE)

Especialista em Africanidades e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Pitágoras de Ensino da UNOPAR

Graduanda em História (UEMASUL)

E-mail: julianadesouzaxavier@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9266235930697199 

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4408-9302

Academia.edu: https://ulme.academia.edu/JulianaXavier

 Isabel de Castela e Fernando del Pulgar: uma análise sobre a construção social do poder e autoridade da rainha na crônica do século XV 

A pesquisa está centrada na figura de Doña Isabel de Castela durante o período da Inquisição Espanhola. A documentação utilizada nesta pesquisa é a “Crónica de Los Señores Reyes Católicos Don Fernando y Doña Isabel”, escrita por Fernando del Pulgar no século XV (1482), na região de Castela. Um dos objetivos da pesquisa é compreender como a literatura de Fernando del Pulgar expõe a construção da imagem de Isabel, com enfoque no poder e na sua autoridade.

Leandro de Almeida Costa

Graduado em História (UEMASUL)

Especialista em Tecnologia da Educação (FACIMP)

Pós-graduando em Gestão Educacional e Docência do Ensino Superior (FACIMP)

E-mail: leandroherodoto@gmail.com 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3009478986469432 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9580-1713 

Academia.edu: https://independent.academia.edu/leandrocosta84

A TRANSIÇÃO DO IMAGINÁRIO MÍTICO GREGO PARA O DISCURSO NARRATIVO HISTÓRICO: uma análise da mudança metodológica do aedos ao lógos através do livro de Clio e Euterpe da história de Heródoto

A pesquisa aborda conceitos teórico-metodológicos na aplicação da pesquisa em história, como o tratamento dos vestígios orais, a memória, o mito oracular, a dualidade herodotiana e a linguística poética da Grécia arcaica para a transição da escrita prosaica no período clássico. O documento utilizado para análise é a obra Histórias de Heródoto especificamente o livro I Clio e II Euterpe produzido entre 450 a 430 a.C., além da obra Odisseia de Homero do século VIII a. C.

Lennyse Teixeira Bandeira

Doutoranda em História Comparada

 Universidade Federal do Rio de Janeiro.

E-mail: lennysebandeira@ufrj.br

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0058442608416598

Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-1704-2453

Academia.edu: https://ufrj.academia.edu/lennysebandeira

Os rituais de necromancia e psychagogos na Atenas clássica: exercício de
experimentação comparada (Séculos V e IV a.C.)

Pesquisa sobre os rituais de necromancia e psychagōgós na Grécia no período clássico a partir do exercício de experimentação comparada entre documentações literárias e vasos cerâmicos datados entre os séculos V e IV a.C. O objetivo principal da pesquisa é analisar e estabelecer as diferenças pontuais entre as duas práticas de evocação à alma  dos mortos através do diálogo com a historiografia assim como identificar se as ações
consideradas mágicas não seriam atitudes individuais complementares à religião políade.

Marcelo de Jesus da Silva

Graduando em História

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E-mail: smarcelo572@gmail.com

Lattes http://lattes.cnpq.br/2234591840584748

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3046-7093

 A dinâmica das relações sociais e o sistema de prestações totais no contexto das Saturnais na Roma Antiga – Séc. I d. C.

A investigação histórica sobre as Saturnais possibilita refletir sobre as relações sociais na Roma Antiga. Nesta pesquisa analisaremos a festividade da Saturnais a partir das reflexões de Marcel Mauss sobre o conceito de dádiva e o sistema de trocas classificado por ele como “sistema de prestações totais”. Para tanto, utilizaremos os documentos Xenia e Apophoreta, publicados entre 84 e 85 d. c pelo epigramista Marcus Valerius Martialis que descreve a troca de presentes e alimentos durante as Saturnais. 

Michelly Bianca Sousa Alencar

Graduanda em História

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E-mail: m.bia_006@hotmail.com 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1008542386937895 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7145-4515 

Academia.edu: https://independent.academia.edu/michellychelly 

A MORTE NA ERA VIKING: entre o DISCURSO MITOLOGICO E o discurso HISTORIOGRÁFICO ISLANDÊS – sécs. VIII ao XII

A pesquisa tem como objetivo analisar como os nórdicos representavam a morte, durante a era viking (793-1066), tendo como parâmetro a mitologia, os ritos fúnebres e a historiografia produzida por esta sociedade. Utilizaremos como documentos, a Edda em prosa, Edda poética e a saga dos reis islandeses de Snorri Sturluson.

Raimundo Carvalho de Moura Filho

Professor efetivo de História na rede de educação básica de Imperatriz/MA. 

Mestre em História pelo Programa de Pó-Graduação em História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (2018-2020). 

Membro/pesquisador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval (NEMHAM-CNPq/UEMA) e do Laboratório de Estudos Medievais (LEME/UFG)

E-mail: raimundo.hist.cesi@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0502143944711434 

Academia.edu: https://ufg.academia.edu/RaimundoCarvallhoMouraFilho

 Representações eremíticas e santidade no norte da Anglia: Godric de Finchale e os beneditinos de Durham nos séculos XI e XII

 Tem experiência na área de História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, sociedade, política, santidade eremítica e história das emoções na Anglia. No mestrado, abordou as múltiplas e complexas relações entre os ideais de vida eremítica e cenobítica, entre os séculos XI e XII, a partir da hagiografia A Vida de São Godric.  Em suas pesquisas mais recentes têm se dedicado à história das emoções e à vida afetiva no medievo, com ênfase no ideal de amizade e de amor nos escritos do cisterciense Aelredo de Rievaulx (1110-1167 d.C), no norte da Anglia.

Samila Silva Mesquita

Graduanda em História

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
E-mail: mesquitasamila@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4217756181380702

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4567-1436

Academia.edu: https://ulme.academia.edu/SamilaSilvaMesquita

Do Nomadismo a Dinastia Wei: o estabelecimento do grupo nômade Xianbei no Norte da China no século V d. e. c. 

A pesquisa trata do fenômeno de aculturação do grupo nômade Xianbei, oriundo da Manchúria, após manterem contato com outros grupos étnicos ao norte da China, entre os séculos III e V d. e. c. O documento principal da pesquisa é “A Balada de Mulan” e um dos seus objetivos é discutir os obstáculos e as facilidades do grupo Xianbei para o estabelecimento da Dinastia Wei (386-534) em um território estrangeiro, bem como explorar as características do governo deste território. 

Nossa História

Wanessa Kewry dos Santos Nascimento 

Graduanda em História

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

E- mail: Wanessakewry@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486006173884280

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3600-6028

Academia.edu: https://ulme.academia.edu/WanessaKewrydosSNascimento

O corpo feminino e o imaginário social: um estudo sobre a hagiografia de Tecla de Icônio – Séc. I e II d. C. 

Em sua pesquisa investiga a condição feminina na sociedade do antigo Império Romano do Oriente, especificamente em Icônio e Antioquia, na região da atual Turquia, por volta dos séculos I e II d.C. Para isso, faz uso do documento “Atos de Paulo e Tecla”, que se encontra incluso nos “Atos de Paulo”. A pesquisa tem como um de seus objetivos compreender a formação do imaginário social acerca do corpo da mulher a partir da hagiografia de Tecla.

bottom of page