top of page

NEMHAM/CNPQ REALIZA PARCERIA COM O GRUPO GECI/CNPQ DA UFMA

O Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medival - NEMHAM/CNPQ do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz/CESI da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA realizou uma parceria com o Grupo de Estudos Educação, Cultura e Infância-GECI/CNPq do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia/CCSST, da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, campus de Imperatriz.

A pesquisa tem caráter interinstitucional, envolvendo professores pesquisadores das duas instituições de ensino superior do estado do Maranhão, bem como seus alunos.

Além da interinstitucionalidade que caracterizará esta pesquisa, ela também contará com outras parcerias como a Rede Justiça nos Trilhos/JnT. A Rede Justiça nos Trilhos surgiu como uma campanha no final do ano de 2007, por iniciativa dos Missionários Combonianos, congregação da Igreja Católica que atua em diversas regiões do Estado do Maranhão. A campanha contou com a rápida adesão de outros grupos e organizações, que continuaram trabalhando e hoje é conhecida como Rede Justiça nos Trilhos. A rede tem como objetivo a defesa do meio ambiente e das populações ameaçadas na região amazônica, especialmente aquelas situadas às margens da Estrada de Ferro Carajás (EFC). A Rede trabalha envolvendo prioritariamente três segmentos da sociedade: os movimentos populares e a base da população, o meio acadêmico e as instituições públicas locais.

Esta parceira atuará junto a esta pesquisa fornecendo-nos dados dos mais diversos tipos sobre o fenômeno dos meninos do trem, tanto em termos de relatórios técnicos como produtos audiovisuais.

Outras parcerias serão firmadas com organizações como a Agência Matraca: agência de notícias da infância, uma organização sem fins lucrativos empenhada em difundir e promover ações voltadas para os direitos das crianças e adolescente fazendo cumprir o Estatuto da Criança e Adolescente/ECA no estado do Maranhão. A Matraca integra a Rede Andi Brasil, iniciativa que reúne organizações especialistas em comunicação pelos direitos de crianças e adolescentes em onze estados brasileiros. Atualmente a rede conta com uma equipe que trabalha ativamente em parceria com diversas instituições e tem reconhecimento internacional. Acompanha, desde o ano 2007 o fenômeno conhecido como “Meninos do Trem” denunciando e cobrando do poder público ações efetivas na resolução do caso.

Deste modo, acreditamos que uma rede de articulações destas instituições a se formar através desta pesquisa pode contribuir consideravelmente para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, especialmente no que diz respeito à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Destacamos que embora o fenômeno dos meninos do trem tenha caráter interestadual, envolvendo os estados do Pará e Maranhão, e seja investigado todo o trecho que registra a ocorrência do fenômeno, esta pesquisa dará ênfase aos acontecimentos no estado do Maranhão, sem perder de vista o caráter interestadual do fenômeno, mas focando as ações e setores envolvidos no estado do Maranhão, tomando seus conselhos tutelares como interlocutores e entidades maranhenses como parceiras.


Posts Recentes
bottom of page