top of page

Entrevista: Profa. Dra. Maria Regina Cândido (UERJ) começa a traçar novos rumos na sua pesquisa

Pesquisadora já bastante experiente em História Antiga, a Profa. Dra. Maria Regina Cândido conta que sempre foi apaixonada por Medeia, seu tema de pesquisa, e a muito tempo se dedica a trabalhar com Medeia, principalmente na questão de Eurípedes.


Em conversa, Maria Regina revelou que agora está estendendo essa pesquisa sobre Eurípedes na região de Cólquida, no Mar Negro, e entrando em contato com pesquisadores russos, os quais possuem muita informação e constroem uma historiografia enorme, muito acentuada e interessante sobre essa região. Dessa forma, em breve lançará mais detalhes com relação a essa nova etapa de sua pesquisa sobre Medeia.


A pesquisadora ainda comentou sobre o fato de que a questão do ensino de História Antiga e Medieval no espaço acadêmico, considera de grande importância e de grande valor pois estes campos são as matrizes do nosso pensamento, da nossa formação ocidental. "Muito do que nós conhecemos sobre o conceito de democracia, sobre a questão da religião, sobre a questão dos rituais, eles vieram das sociedades antigas: grega e romana, e nós atualizamos e fazemos novas ressignificações".


Maria Regina Cãndido possui Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) com estágio na EFA: Escola Francesa de Atenas/Grécia e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval da UERJ (Lato Senso).


Posts Recentes
bottom of page